A eutanásia  tema bastante complexo  e sendo  considerada crime no Brasil, acaba de ser aprovada  por Lei em Portugal.

No  Estado Brasileiro quem comete tal prática responderá  por homicídio e a depender das circunstâncias , o respectivo  delito  na forma privilegiada, em outras palavras,  com abrandamento da pena.  

O Código de Enfermagem de nosso país, também, prevê sanções  duras  para os profissionais da área que venham a cometer tal infração.

A eutanásia leva outro nome “ morte assistida ou antecipada” e países europeus como Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos (Holanda) e recentemente  a Alemanha e  a Espanha  admitem legalmente a mesma.

Uns dos principais argumentos contra a eutanásia é a afronta ao principio da inviolabilidade da vida humana e o sério  risco de haver na sua condução  abusos e maus tratos humanos.

Os argumentos  favoráveis são no sentido de ser  um direito da pessoa de  antecipar a sua morte por se encontrar em estado de muito sofrimento e dor em todo ambiente familiar,  vivendo  em um quadro de saúde especificamente irreversível,   chamado  de vegetativo.

Como se constata a eutanásia continuará sendo  um dilema de debates e de  alta  complexidade de cunho religioso, moral  e  ético,  e até,  podendo escamotear interesse financeiro, não devendo ficar  portanto, circunscrita a sua discussão,  apenas, no campo da formalidade legal..

 

Fonte JPINEWS

Por Antônio Barbosa