A pandemia que obriga  o povo ficar  enclausurado em suas casas,  tem revelado um dado que chama atenção, o excesso no consumo  de bebidas, o que está sendo constatado, pelo aumento das vendas, principalmente,  de cachaça, cerveja  e vinho.

O isolamento social pode levar  as pessoas para o caminho da depressão, pois a ausência  do convívio social e a falta de atividades rotineiras em suas vidas,  faz com que  se tente substituir o vazio, o não fazer nada, pelo consumo exagerado de bebidas.

É preciso ter cuidado com a divulgação  de noticias fakes  que o consumo do álcool é um santo  remédio e reduz as chances das  pessoas contraírem o coronavírus.

Ao contrário, o consumo em alto índices,  torna corpo e mente mais debilitados com a consequente redução  da imunidade.

Além desse fato, o alcoolismo, sempre esteve associado aos crimes de agressões morais e   corporais, ou mesmo a morte, na grande maioria dos casos, de mulheres vítimas dessa doença no seio familiar.

Em tempo, é  bom lembrar que a Lei Maria da Penha não prever que só a mulher poderá ou venha  ser a  vítima,  o homem também está protegido sob a mesma Lei e isso não é vergonhoso como alguns pensam.

As circunstancias do isolamento traz uma tendência lógica, a maior frequência do contato físico entre o casal e filhos e a ingestão do álcool no ambiente familiar farão subir a estatística do número de casos dos crimes elencados na Lei Maria da Penha e no Estatuto da Criança e  Adolescente.

 Se esse é o seu caso, talvez seja melhor se abster ou  reduzir a cerveja, o vinho e os destilados, pois esses ingredientes, poderão fazer de sua vida um verdadeiro inferno,  trazendo sérios  problemas de saúde, e até  mesmo, o risco de perder a liberdade, o maior bem da vida,  e a consequente  ruína de sua vida e familiares.

 

FONTE: JPINEWS

Por: Antônio Barbosa