A mudança no calendário eleitoral com a data prevista no título dessa matéria, especificamente, faz lembrar em Estância/SE,  o jingle de campanha do saudoso, o homem, o pai de família, o  empresário e político digno e respeitável, Pedro Barreto Siqueira.

Muitos estancianos  ainda recordam e já faz parte da nossa cultura,  o célebre refrão da música do cantor Zetinha “ 15 de novembro vem aí, devemos ir as ruas preparados , para votar em Pedro Barreto Siqueira, candidato de primeira Assembleia do Estado”

Nos dias atuais, a crise da pandemia forçou uma  mudança no calendário eleitoral, alterando uma previsão expressa na CF/88, a data das eleições do primeiro domingo de outubro, para  15 de novembro próximo.

O surgimento das eleições em dois turnos para cidades com mais de 200 mil eleitores, se deu com aprovação de uma  emenda constitucional,  sob o comando do então presidente, Fernando Henrique Cardoso, para atender o interesse da reeleição do mesmo, e se deu muito bem.

A volta ao passado do dever cívico de votar no dia 15 de novembro, não vem em um momento propício, principalmente, para os mais idosos e aquelas pessoas que por algum motivo tendem a ser mais vulneráveis a contraírem o COVID-19.

Esse fato que abala o mundo, fará essa eleição menos representativa, pois atingirá segmentos de cidadãos eleitores que temem em ir votar e contrair o vírus, pelas aglomerações que serão vistas a olho nu, na data do pleito.

Além desse fato, o período da pandemia faz reviver o debate da corrupção impregnada no nosso país,  políticos criminosos, roubam o dinheiro do povo pela não exigência da LICITAÇÃO em época de calamidade pública,  desviam e se locupletam dos recursos com a construção de  hospitais de campanha, que seriam utilizados  para cura de pessoas já infectadas pelo vírus.

Vem se somar a esses fatos, que atuais prefeitos que pretendem a reeleição, com o espírito de um autêntico estelionatário, mascaram uma  falsa solidariedade e se aproveitam dos recursos federais recebidos na entrega de alimentos aos mais pobres, desempregados e que estão passando fome,  com o propósito de obter  vantagem pré – eleitoral.

Concluindo, essa eleição também já foi contaminada pelo COVID-19, será menos representativa e nas circunstancias do momento desse quadro político, chama atenção e é bastante relevante, o voto do eleitorado mais jovem, esse, fará a grande diferença e será decisivo no processo eleitoral  deste ano, pela prevista ausência dos mais idosos e dos que temem contrair o vírus no dia da eleição.

Fonte JPINEWS

Por: Antônio Barbosa