A partir desta terça-feira (9), a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 está liberada para trabalhadores informais nascidos no mês de setembro. Os saques devem ser feitos em agências da Caixa Econômica Federal ou nas casas lotéricas.

A liberação do auxílio vale para aqueles beneficiários que receberam o primeiro pagamento até o dia 30 de abril. Além dos que fazem aniversário em setembro, o saque da segunda parcela segue disponível aos nascidos entre os meses de janeiro e agosto, que tiveram os recursos liberados nos últimos dias.

Caso não saque o dinheiro nesta terça, os aniversariantes dos primeiros meses do ano ainda podem sacar os valores até o final do calendário, que se encerra no dia 13 de junho.

Confira o calendário de saques da segunda parcela do auxílio emergencial:

Nascidos em janeiro – 30 de maio (2,6 milhões)

Nascidos em fevereiro – 1º de junho (2,4 milhões)

Nascidos em março – 2 de junho (2,7 milhões)

Nascidos em abril – 3 de junho (2,6 milhões)

Nascidos em maio – 4 de junho (2,7 milhões)

Nascidos em junho – 5 de junho (2,6 milhões)

Nascidos em julho – 6 de junho (2,6 milhões)

Nascidos em agosto – 8 de junho (2,6 milhões)

Nascidos em setembro – 9 de junho (2,6 milhões)

Nascidos em outubro – 10 de junho (2,6 milhões)

Nascidos em novembro – 12 de junho (2,5 milhões)

Nascidos em dezembro – 13 de junho (2,5 milhões)

Como sacar

Para efetuar o saque, é necessário gerar um código autorizador (token) no aplicativo Caixa Tem. Caso os beneficiários tenham dificuldade para gerar o código, esse serviço poderá ser realizado nas agências da Caixa.

A partir desta data, também será possível transferir do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos. Para evitar aglomeração e filas nas agências, esse grupo já teve o valor depositado na conta poupança digital desde o dia 20 de maio.

Por meio do aplicativo Caixa Tem, é possível pagar contas de água, luz, telefone e boletos, além de fazer compras de alimentos, roupas ou medicamentos pela internet. E também pagar por meio de QR code, aproximando o celular das maquininhas.

O auxílio emergencial foi criado para minimizar a crise provocada pela pandemia na população de baixa renda e de trabalhadores informais. Para ter direito ao benefício, é preciso estar desempregado, ou ser microempreendedor individual, contribuinte individual da Previdência Social e trabalhador informal.