Tema de discussão e debates em todos os meios de comunicação do município de Estância/SE, o início da obra adutora do Piauitinga  provocou o ingresso de um procedimento administrativo junto ao Ministério Público, a inciativa foi  da vereadora Josefa Francisca Santos, conhecida por Chica do Fato (PSB), e com  certeza, haverá a judicialização  do caso perante a Justiça.

Um ponto que chama atenção é o modo como a  maior autoridade gestora, o senhor prefeito Gilson Andrade, tenta se eximir com explicações sem pé sem cabeça de que não sabia, não tinha conhecimento da obra já em andamento.

O prefeito tenta passar a bola e responsabilizar a vice, a senhora Adriana Leite, por se encontrar à época, como titular da gestão do munícipio.

A obra vai tirar milhões de litros de água do Piauitinga para outras  cidades como: Lagarto, Simão Dias, Salgado, Riachão  e Tobias Barreto, de um rio já capenga e uma cidade cujos moradores já sofrem com a falta do líquido precioso semanalmente. UMA VERDADEIRA TRAGÉDIA PARA O POVO DE ESTÂNCIA.

É preciso questionar e  arguir perante as autoridades competentes, se todos os procedimentos técnicos foram respeitados, como exemplo, o dano certo  e o prejuízo que terá a população estanciana, o impacto ambiental (RIMA) e as populações que serão atingidas no trajeto da construção.

Caso provado o desrespeito aos referidos procedimentos será motivo de nulidade e embargo da obra já em execução, e de uma possível penalização de todos aqueles que teriam a obrigação ao fiel cumprimento do que reza a Legislação Ambiental.

O prefeito parece desconhecer o principio da Impessoalidade da Administração Pública contida no artigo 37 da CF/88 e isso,  é  zombar da boa fé do povo estanciano,  porém, daqui a poucos meses, estará nas portas pedindo o voto para reeleição.

Ao mesmo tempo da crise do  covid-19,  Estância tem outra pandemia, a da água, infelizmente, em decorrência do coronavírus,  a população não poderá  protestar nas ruas, mas,  deve  utilizar de todos os outros meios possíveis como rádio, TV e redes sociais para mostrar a irresignação  e revolta contra  uma gestão que peca por omissão de forma vergonhosa.

Se o povo já não tá tendo água agora, imagine com essa adutora levando a água do piauitinga para mais cinco cidades. QUER MAIS!

Fonte: JPINEWS

Por: Antônio Barbosa