A Universidade Federal de Sergipe (UFS) informou que está analisando a possibilidade de implantar a matrícula on-line para novos alunos. A medida visa evitar deslocamentos e aglomeração já que, tradicionalmente, os estudantes aptos a ingressar na instituição se matriculam presencialmente devido à necessidade de apresentação de documentos.

Em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, a UFS suspendeu as atividades acadêmicas presenciais até 30 de maio e também aditou o início do período letivo 2020.1, inicialmente previsto para 27 de abril. Com as mudanças no calendário e o aumento de casos confirmados do novo coronavírus em Sergipe, as matrículas institucionais, aquelas realizadas presencialmente pelos novos alunos, ainda não tem exata para acontecer.

“A Assessoria Técnica da Prograd está discutindo uma alternativa ao atendimento presencial que cumpra os procedimentos da matrícula acadêmica sem a necessidade ida até a universidade. Estamos fazendo estudos de casos e analisando o que mais se adapta à tramitação que utilizamos na UFS”, explica o assessor técnico da Pró-Reitoria de Graduação, Gustavo Daier. “Todas essas questões estão em discussão e precisam ser apresentadas à Procuradoria Federal para que haja um aval”, completa.

Atendimento na UFS

Por enquanto, aqueles que necessitarem tirar dúvidas ou resolver pendências com a UFS deverão entrar em contato por meio dos telefones e e-mails disponibilizados no site da instituição. O atendimento presencial somente ocorrerá em casos emergenciais, após o agendamento por e-mail ou telefone.

Por Verlane Estácio