Cotidiano | Por Will Rodriguez12/05/2020 08h07

Um grupo de enfermeiros protestou, na manhã desta terça-feira (12), na Avenida Rio de Janeiro, zona oeste de Aracaju, por melhores salários e condições de trabalho na rede municipal de Saúde. Os profissionais se concentraram na frente do estádio João Hora, onde está montado o hospital de campanha para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

No dia em que se celebra a profissão da enfermagem, com jalecos e cartazes que traziam suas reivindicações, os trabalhadores voltaram a reclamar da ausência de EPIs e de testes para Covid-19, além de pedir a revisão da política salarial. Essa é a segunda mobilização realizada pela categoria desde o começo da semana.Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) negou a indisponibilidade de EPIs, mas reconheceu que tem recomendado a racionalização do uso desses equipamentos de proteção “para que não ocorra um desequilíbrio no estoque e consequentemente a falta”. Em relação a testagem dos casos suspeitos de Covid-19, a Secretaria declarou seguir os parâmetros predeterminados pelo Ministério da Saúde.

E sobre a revisão salarial, segundo a gestão, antes da pandemia vinha realizando reuniões com as categorias para debater a questão, mas esses encontros só devem ser retomados com o término das medidas de isolamento. “O município reforça que não pode promover aumento para apenas uma categoria em detrimento de todos os outros da prefeitura de Aracaju”, adiantou a SMS.