O isolamento social durante o período de quarentena pode deixar as pessoas mais estressadas. Diante da pandemia do novo coronavírus, a orientação, em todo os países do mundo, é que a população evite o contato físico. De acordo com terapeutas sexuais  neste sábado (10), os aplicativos de relacionamento devem ser desinstalados e, quem procura prazer, ou até mesmo aumentar a imunidade, deve procurar se divertir sozinho.

Uma revisão de vários estudos sobre o impacto psicológico da quarentena de SARS, Síndrome Respiratória Aguda Severa, publicado em março na revista The Lancet, mostrou que o confinamento, a perda da rotina habitual e o contato social e físico reduzidos causaram angústia, frustração e sensação de isolamento do resto do mundo às pessoas isoladas. Além disso, após a quarentena, houve um aumento de 31% nos casos de depressão e de 29% nos casos de estresse pós-traumático.

Devido as medidas de prevenção a Covid-19, a orientação é que as pessoas evitem o contato físico. E, segundo especialistas os cuidados devem ser tomados pelos casais e também pelos solteiros quando se trata de relação sexual.

A psicóloga clínica, terapeuta sexual e de casal Marcia Atik explica que a masturbação ainda é povoada de tabus e preconceitos, mas, que em momentos de isolamento, principalmente os casais que estão separados, precisam descobrir novas formas de se relacionar. “Para isso tem o sexo virtual, a masturbação mútua a distância e a masturbação solitária. Tanto os casais, quanto os solteiros, podem buscar em seu corpo o prazer, principalmente com relação a suas necessidades sexuais”, explica a especialista.