Depois de disputar um mandato de deputado estadual e dois de prefeito pelo PSDB, e de por ele ter sido eleito e reeleito, o engenheiro e empresário estanciano Ivan Leite está volta à cepa da social democracia. Ele filou-se ao PSDB recentemente, deixando o Republicanos – antigo PRB – para trás.

Ivan Leite já obteve quatro mandatos públicos – dois de deputado estadual e os dois de prefeito de Estância. O primeiro para a Alese, em 1990, foi pelo PDC – Partido Democrata Cristão. O segundo, em reeleição, em 1994, já foi pelo PSDB, partido pelo qual Albano Franco se elegeria governador naquele mesmo ano e de quem Ivan se tornaria secretário de Indústria e Comércio.

De modo que com a refiliação agora ao PSDB, Ivan Leite se sente meio que retornando a uma casa partidária. “Admito que há uma familiaridade minha com o partido. Diria que me é um caminho mais natural esse retorno ao PSDB. Apesar de nós estarmos vivendo um momento em que as ideias são muito pisoteadas, continuo achando que os ideais do Partido Democrata Cristão e do PSDB são muito semelhantes. Esses ideais precisam ser valorizados”, teoriza Ivan Leite.

Para Ivan Leite, não há novidade no seu flerte com o liberalismo. “Lembro-me que desde o início eu tinha comigo muito essa postura de vida, de que a gente deveria buscar realmente o liberalismo econômico e, simultaneamente, devemos zelar pela sociedade como um todo”, diz ele.

“Isso tem muito a ver com a filosofia do PDC, pelo qual me elegi da primeira vez, como também a do PSDB. Inclusive Marcelo Déda, em todo lugar que me encontrava, fazia questão de dizer rindo e em voz alta que eu era o tucano favorito dele. Nós mantínhamos realmente esse clima de cordialidade. Era uma forma de trabalhar em conjunto com cordialidade em busca do melhor pelo Estado”, diz Ivan.

“Do ponto de vista ideológico, esses dois partidos se afinam muito com a minha forma de ser. Antes desse retorno ao PSDB, nós recebemos insistentes e honrosos convites para nos filiarmos a outros partidos. No entanto, não posso deixar de reconhecer que durante essa última campanha pelo Governo em 2018 com o ex-senador Eduardo Amorim, de quem fui candidato a vice-governador, ele demonstrou uma postura de respeito e de atenção comigo que me levou a um grau de amizade e de confiança para trabalharmos juntos e achei que era o momento de permanecer no PSDB, que hoje tem o comando dele”, diz Ivan.

FONTE: Jlpolítíca.com.br

POR JOZAILTO LIMA